Campanha europeia contra o Sexismo

11 de outubro de 2021

Campanha europeia contra o Sexismo relançada em Portugal no Dia Internacional da Rapariga

A campanha do Conselho da Europa Sexismo: Repare nele. Fale dele. Acabe com ele. visa dar a conhecer e promover a implementação da Recomendação do Conselho da Europa. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) associou-se a esta campanha através do projeto europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! no âmbito do qual se relançou a campanha no Dia Internacional da Rapariga das Nações Unidas, este ano sob o mote Geração digital: a nossa geração.

Num contexto marcado pela pandemia da COVID-19 e, neste, pelo uso acelerado de plataformas digitais, o sexismo e a violência tornaram-se particularmente evidentes em virtude destes fenómenos continuarem a marcar a experiência digital das raparigas e jovens mulheres. Ao mesmo tempo, no Fórum Geração Igualdade das Nações Unidas firmaram-se compromissos internacionais para a ação, a 5 anos, visando acelerar a realização da igualdade entre raparigas e rapazes, mulheres e homens, envolvendo a sociedade civil organizada, governos, empresas e outros agentes de mudança. Este é, pois, um momento-chave para impulsionar a implementação desses compromissos.