WEBINAR - Infância Urbana e Desigualdades

16 de maio de 2022

Infância Urbana e Desigualdades.jpg

Este evento online "Conversando sobre a Infância Urbana e Desigualdades", foi promovido pelo Projeto CRiCity, em colaboração com a Escola Superior de Educação do IPL. com a moderação da Professora Catarina Tomás, docente na área de Sociologia da Educação.

CRiCity: as Crianças e o seu Direito à Cidade: Combater a Desigualdade Urbana através do Desenho Participativo de Cidades Amigas das Crianças

Embora a investigação sociológica tenha demonstrado a importância do espaço e do ambiente para a vida das crianças, nomeadamente para a sua saúde, mobilidade independente, abordagem dos problemas sociais, identidade social, sentimento de segurança e impacto geral em questões de igualdade e equidade, as crianças ainda são raramente incluídas no planeamento urbano. Consequentemente, faltam às cidades lugares públicos seguros para estas passearem, brincarem e construírem relacionamentos saudáveis com o meio ambiente. Este projecto visa combater esta desigualdade através de uma abordagem participativa, investigando as relações das crianças com os espaços públicos urbanos nas duas principais cidades portuguesas (Lisboa e Porto), que são também dois importantes focos turísticos.