WEBINAR - Ensino Superior Uma escolha possível

20 de janeiro de 2022

universidade-aberta.jpg

Esta partilha visa dar a conhecer a Universidade Aberta, Instituição Pública de Ensino Superior a Distância, que se apresenta como uma possibilidade para todos os sócios da Fundação poderem conciliar a sua vida profissional e pessoal com a continuidade do seu projeto educativo.

A Universidade Aberta, também conhecida por UAb, é uma universidade portuguesa, pública, que existe desde 1988. Apesar da sua antiguidade, esta instituição de ensino é ainda bastante desconhecida porque na realidade não é uma universidade “tradicional”. Na UAb o método de ensino utilizado é à distância, através de e-learning, não existindo aulas presenciais. A oferta da UAb é bastante vasta e abrange Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, mas também Pós-Graduações, cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida, Cursos de Profissionalização em Serviço, entre outros. Ao nível das Licenciaturas, a oferta abrange áreas tão distintas como matemática, línguas, informática, ambiente, história, entre outras.

Pela sua especificidade esta universidade tem na sua grande maioria estudantes-trabalhadores, já inseridos na vida ativa, uma vez que permite que o aluno possa conciliar os estudos com a sua vida pessoal, familiar e profissional. Embora não conheça dados oficiais, arrisco a dizer que a média de idades andará entre os 30 e os 50 anos, e na sua maioria, os alunos que optam pela UAb, não têm disponibilidade de horários para frequentar uma universidade com ensino presencial. A flexibilidade de não existirem aulas presenciais permite que cada estudante organize o seu tempo da forma que melhor entender. À parte de ser uma universidade totalmente “digital”, tudo o resto é semelhante a qualquer universidade tradicional, desde estatutos, preçário de propinas e restantes serviços, possibilidade de mobilidade internacional através de programas como o ERASMUS, etc..