OPINIÃO - Luís Roberto - Founder & Managing Partner @Comunicatorium

A partilha de informação sobre o desempenho social e ambiental, além do económico, é importante, na medida em que pode influenciar outras empresas, a desenvolver outras iniciativas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade. Mas não só.

Duma forma genérica as empresas enfrentam o desafio da excelência da gestão, procurando o crescimento assente no diferencial competitivo. Por outro lado o consumidor passou a estar atento e a preocupar-se com o propósito e o envolvimento dos seus fornecedores com a comunidade, passando este a ser um fator determinante na hora da escolha acertada.

Ás empresas, as instâncias internacionais pedem-lhes a participação ativa na implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), parte integrante da agenda 2030 acordada pelos 193 estados membros das Nações Unidas.

Na UE, as empresas consideradas de utilidade publica, vão passar a produzir numa base anual e de acordo com a nova regulação, os non-financials report e com ele a sua atividade com a comunidade. Portanto, a Responsablidade Social passou a integrar as agendas das empresas, e a forma como as suas operações são geridas.

Não estamos a pedir às empresas para fazerem algo diferente

da sua atividade normal, estamos a pedir-lhes que façam a sua atividade normal

de forma diferente" – Koffi Annan

É pois fundamental que as empresas possuam uma estratégia de comunicação integrada, eficaz e adaptada à sua realidade, que inclua a componente responsável. Comunicar Responsabilidade Social , permite criar uma relação ética, de transparência e de confiança com todos os stakeholders, sobre os objetivos das iniciativas desenvolvidas e o impacto social gerados, contribuindo em simultâneo para a construção da imagem sólida enqanto empresa.

E se é a estratégia que deve nortear o desempenho de uma organização, é a comunicação que permite a essa organização criar a diferença, influenciar e impactar a comunidade onde está inserida.

© 2019 por Fundação BP  -  Porto-Salvo, Lagoas Park, Edif3  -  portugal.fundacao@bp.com                                                   Política de Privacidade